Um passeio com a Qi'ra

A experiência de voltar para o Azul-Verde Vilania no meta de Jump To Lightspeed (pós-ban)

Thiago Fonseca

5/21/20256 min read

Olá!

Antes de tudo, acho que uma breve introdução é conveniente para melhor compreender o assunto deste artigo. Meu nome é Thiago Fonseca e estou jogando Star Wars Unlimited desde o pré-release da primeira coleção (Spark of Rebellion) e adorei jogo por misturar Star Wars com um game design de vai-e-volta que deixa o jogo muito dinâmico e, raramente, existem partidas na qual não me divirto, ganhando ou perdendo. Sou parte do time Tropa do Boba, o qual agradeço muito pelo suporte e risadas

Também sou um jogador orientado para o competitivo: eu maximizo a minha diversão ao tentar “resolver” o meta-jogo, masterizando um deck e, ao mesmo tempo, entendendo como ganhar dos decks principais que estão sendo jogados. Isso serve para que entendam que não sou apegado a um deck em específico. Na primeira coleção joguei muito de Krennic ECL até que eu me rendi ao poder do Boba ECL, passando pelo Boba Y, Sabine ECL e , mais recentemente, Jango Tarkintown, que me trouxe dois Top 8 e um Top 4 nos PQs de Twilight of the Republic (Set 3). E, agora em Jump To Lightspeed, estou apostando as minhas fichas na Qi'ra Data Vault e posso confirmar: como é gostoso poder jogar um Darth Vader de novo.

Não tem jeito, o apelo de Star Wars é tão grande que faz até um jogador Spike que nem eu ser um pouco Timmy (se você não entendeu a referência, leia esse artigo depois e me conta com qual personalidade você mais se encaixa!). Star Wars Unlimited é um jogo de Star Wars e eu não quero fazer tempo plays ou jogar um battlefield marinezinho ou jogar uma ruthless-raider-que-nave-é-essa-que-eu-nunca-vi?. Eu quero jogar naves grandes e ver meus inimigos sucumbirem ao poder do Império.

O porquê Qi'Ra voltou e, provavelmente, está entre os 3 melhores decks do meta atual é um outro artigo em si só (fica pra depois dos PQs hehe), então queria focar na experiência que foi jogar dois showdowns com o deck.

Showdown 1: Bird Games - 10/05 - 15 jogadores

Resultado: Campeão. Suíço: 2-0-2

  • Round 1: 2x0 vs Quinlan Tkt

  • Round 2: 2x1 vs Quinlan Tkt

  • Round 3: Empate Intencional

  • Round 4: Empate Intencional

  • Top 8: 2x1 vs Cad Bane Tkt

  • Top 4: 2x1 vs Quinlan Tkt

  • Final: 2x1 vs Qi'ra Data Vault

Relato: Apesar de jogar muito online com o deck, jogar num torneio físico muda muita coisa e esse foi o torneio-teste para ver se daria pra jogar de Qi'ra em um PQ. No jogo de papel, é mais difícil você acompanhar todos os “parâmetros” do oponente (exemplo: quantos recursos o oponente possui, quais cartas ele já descartou, quantas cartas ele tem na mão). O jogo também se torna mais demorado por ter que embaralhar cartas, deixar a mesa organizada e ter que fazer algumas contas a mais. E esse era meu maior medo de Qi'ra: o deck pode ser forte, mas será que sou capaz de jogar rápido o suficiente para que não fique cansativo e evite situações de empate mas mantendo a qualidade de jogo (ou seja, sem cometer erros)?

A conclusão foi que, sim, dá pra jogar rápido. Quase todas as minhas matches foram para o game 3 e nenhuma estourou em tempo (com exceção da final, já chego lá). Os jogos contra Quinlan também não são os mais rápidos do mundo: é comum que se jogue cerca de 10 rodadas por jogo. Falando sobre Quinlan, foi um ótimo treino contra um dos decks que deve ser mais prevalente nos PQs e que requer certas mudanças no padrão de jogo do jogador de Qi'ra. Por exemplo: pensar se você realmente precisa jogar alguma unidade no turno 1 e/ou manter cartas baratas na mão para servirem de seguro contra um Force Throw (perdi um dos games da semifinal exatamente porque recursei uma Inferno Four que fez com que a carta mais barata da minha mão custasse 5, que era exatamente o necessário pra matar a minha única unidade em campo, uma Devastating Gunship

A final foi uma mirror match contra o Ale Cunha em que ganhei o primeiro e terceiro jogos. Essa, sim, demorou 94 minutos. Para uma final de PQ, ainda estaríamos no tempo limite; salvo engano são 95 minutos. Entretanto, se fosse uma partida no suiço, teria sido um empate. Mas foi aqui que eu fiquei realmente confortável de definir a Qi'ra como o deck para levar para os PQs: um lado quase masoquista dentro de mim gostou de jogar a mirror.

Conclusão: fotinha com uma booster box e meu amigo Darth Vader do lado.

Showdown 2: Citadel Hobby Store - 17/05 - 18 jogadores

Resultado: Top 8. Suíço: 3-0-2

  • Round 1: 2x1 vs Sabine ECL

  • Round 2: 2x0 vs Quinlan Tkt

  • Round 3: 2x0 vs Sabine ECL

  • Round 4: Empate Intencional

  • Round 5: Empate Intencional

  • Top 8: 0x2 vs Han1 Y

Relato: se no Showdown anterior foi o treino pra Quinlan, aqui foi o treino foi contra Sabine. E ainda bem! Tenho certeza que é a match mais difícil de se navegar (não necessariamente a mais desfavorável), porque a Qi'ra possui caminhos consistentes de vitória, mas todo jogo é um quebra-cabeça a ser resolvido e que qualquer ação sequenciada de maneira equivocada pode custar o jogo. No caso, o jogador de Sabine é quem joga as peças do quebra-cabeça na sua frente, em seguida coloca uma bomba-relógio bem no seu ouvido e existe uma ordem certa para você colocar cada peça no lugar. É complicado.

Ainda estou tentando descobrir “macetes” e refinar as aberturas (que nem no xadrez) para melhor entender como ganhar de Sabine (e ser menos “no feeling”), mas o segredo está em atrasar o jogo da Sabine enquanto, ao mesmo tempo, nós realizamos trocas 2 para 1 (ou até 3 para 1) até que nós nos tornemos o jogador que ameaça ganhar a corrida de dano. Se nós jogamos com a postura de decks controle de outros card games, por questões de design do próprio SWU, nós vamos aumentar muito a nossa chance de perder contra Sabine. É de suma importância entender em que momento você pode, ou melhor, deve, virar a chave e começar a bater na base do oponente.

O que nos leva a derrota pro Zanutto de Han Y no top 8. Fazia muito tempo que não enfrentava um bom jogador de Han Y e, aliado à falta de prática na matchup, me custou bastante. Obviamente, não dá pra se dizer que perdemos/ganhamos por um único erro, mas, num jogo de carta, erros aumentam a nossa chance de perder, e queria compartilhar uma lição tática aqui.

Em ambos os jogos abrimos iguais: eu de Hylobon Enforcer + Shield e ele de Rogue Operative.

A jogada que fiz, em ambos os jogos, foi bater com o Hylobon na base. O Zanutto, na sequência, mata o Hylobon com o Rogue Operative (por conta do Sabotador), que sobrevive com um de vida e compra uma carta para ele. Eu respondo de Superlaser Tech e daí em diante, os jogos variam entre si. Ao bater na base, meu racional seria de que o meu Superlaser Tech ia ter um alvo para se sacrificar e trocar com o Rogue Operative. No Game 1 fui punido tomando um Waylay no SLT, e no Game 2 não fui diretamente punido, mas explico abaixo por que acredito que foi uma linha errada mesmo assim.

Um fator importante dessa Qi'ra “nova”, especialmente contra Quinlan e Sabine, é que dano na base do oponente é importante. E, contra Han Y, não é que isso não seja verdade, mas o fato dele ter 30 de vida e, ao mesmo tempo, ter menos potencial de late game que uma Sabine ou Quinlan, faz com que seja mais importante jogar por valor do que jogar por tempo. Só que, ao sequenciar do jeito que fiz, acabei permitindo que o Zanutto trocasse duas cartas (o Ramp do Han + Rogue Operative) por três cartas (bounty do Hylobon + Hylobon + SLT). Numa partida em que o mais importante não é tanto proteger a sua vida, nem causar dano, e sim exaurir os recursos do jogador de Han (algo muito mais fácil num mundo sem DJ), a linha correta seria ter usado o Hylobon para atacar o Rogue Operative e oferecer a troca para o oponente realizar (o que pode nos dar informação do que o oponente tem ou não tem na mão) e ainda assim me permitiria fazer o SLT se sacrificar no Rogue Operative (caso o oponente resolvesse bater base e não trocar com o Hylobon).

Lição: em matchups com as quais não estamos confortáveis/acostumados, desligar o piloto automático, jogar mais devagar e voltar para o básico. Jogar/trocar por valor, cogitar o que o oponente tem na mão com base nas informações que ele está fornecendo e entender as suas Win Conditions. Nesse caso, eu não troquei por valor, não pensei no waylay no turno 1 e minha win condition era jogar uma unidade grande com vida remanescente suficiente, e não bater na base dele. Errei tudo, faz parte.

Conclusão

Qi'ra é um deck forte e está bem posicionado nesse meta. Mas, acima de tudo, é divertidíssimo jogar. Talvez não seja a melhor escolha para um campeonato pela dificuldade (mais uma vez, não necessariamente desfavorável) de ganhar de um bom jogador de Sabine e pelo fato dos jogos demorarem mais do que a média, mas se você sente o chamado do Lado Sombrio da Força, junte-se a nós. Temos biscoito.