Report Sector Richmond
O caminho que percorri jogando o SWU Sector Qualifier em Richmond. Detalhes de algumas partidas, dicas e listas
Antonio Zanutto
5/13/20257 min read
Olá querida comunidade brasileira de Star Wars Unlimited <3
Primeiro quero abrir esse artigo com um agradecimento a todos vocês que torceram por mim, fico muito agradecido e honrado pelo todo carinho da comunidade e pelo apoio enquanto estava jogando o Sector Qualifier.
O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de Abril em Richmond, nos EUA. Foram 12 longas rodadas de Suiço aonde eu terminei o torneio com um resultado de 9-2-1 (vitórias-derrotas-empates) e isso me rendeu o décimo lugar no torneio.
Escolhi jogar de Han 1 Yellow, um deck que eu venho jogando desde Janeiro e eu comecei a jogar com ele porque em Janeiro eu fiz uma análise de dados baseada nos resultados dos decks em Planetary Qualifiers que aconteceram na Europa e nos Estados Unidos. Cheguei a conclusão que Han 1 era o deck com a melhor performance entre todos os decks do meta.
Leia Organa, Alliance General - Lake Country
Logo na primeira rodada eu enfrento um brasileiro! Meu oponente nasceu no Brasil mas acabou mudando para os Estados Unidos e lá vive, trabalhando em uma loja de jogos. Excelente pessoa com uma história de vida muito interessante.
No primeiro jogo ele quase me matou com um Chewbacca anexado a uma Bright Hope. Acabou sendo uma corrida aonde Cunning fez uma grande diferença.
O segundo jogo foi menos emocionante. Fiz trocas vantajosas, controlei o board dele e acabei ganhando por superioridade na board já no Mid Game.
Quando eu comecei a jogar com o Han, eu só apanhava. Um deck muito difícil de se pilotar, com várias linhas e que cada decisão faz uma grande diferença no jogo. Conforme eu jogava, eu ia aprendendo como pilotar o deck contra cada outro deck. Han 1 Yellow é um deck extremamente versátil e que consegue jogar contra todos os decks do meta, o grande problema dele é que ele requer que você tenha uma postura de jogo diferente para cada deck que você enfrenta. Ou seja, não é nem um pouco um deck que tem um plano de jogo linear.
A experiência de jogar o Sector Qualifier foi excelente. Esses grandes eventos são uma Disneylândia para nós Nerds das Cartinhas. Eu amei jogar, comprar, trocar cartas, conhecer outras pessoas, ver o tanto de acessórios diferentes que existem nos EUA, ver a prize wall, ganhar promos. Tudo foi muito gostoso, amei a experiência e recomendo fortemente que quem tiver a oportunidade de ir em um desses torneios, que vá. Las Vegas vai ser um show e eu recomendo que todos os fãs de SWU que tenham condições de ir que não pensem duas vezes e comprem seus ingressos.
A comunidade de SWU está muito boa. Com exceção de um oponente que estava muito salgado por eu ter descartado todo o plano de jogo dele, todos os oponentes foram um prazer de jogar, mesmo as derrotas e as chamadas de juiz foram momentos tranquilos.
Por não querer deixar o texto longo, vou dar ênfase na descrição de apenas alguns dos jogos.


Cad Bane, He Who Needs No Introduction - Tarkintown
Joguei em volta das cartas do meu oponente da melhor forma possível, tentando evitar os Ambushes lucrativos que ele pode fazer com 4-LOM e Bossk. Colocava o ping do Cad na Falcon e fiz questão de fazer Hotshot na unidade que eu tinha na mesa ao invés de adicionar outra unidade ao Board, novamente, com o intuito de trocar unidades ao invés de deixar um Ambush do oponente simplesmente comer grátis minha unidade.
Quinlan Vos, Sticking the Landing - Energy Conversion Lab - 2-0
A lista dele era bastante interessante, mas não era agressiva o suficiente. Além disso, ele não tinha Force Throw e só tinha 1 Plo Koon. Trocas favoráveis, fiquei a frente no board e ganhei.
Bossk, Hunting His Prey - Blue - 2-0
Essas partidas foram muito interessantes.
Han 1 Y possui vários elementos que são bons contra Bossk: Spark of Rebellion, Bodhi Rook, Cunning (voltando sua própria unidade que tem Bounty e fazendo o oponente descartar uma carta), Tech e outras cartas com Smuggle.
Ao mesmo tempo Bossk tem vários elementos que são bons contra Han: Doctor Pershing, Death Mark, Superlaser Blast, Avenger, Palpatine.
No jogo 1 ele conseguiu me controlar até o ponto que ele tinha um Snoke e uma Avenger na mesa. Eu tinha Tech, tinha cartas e tinha todos os meus recursos para jogar com Tech, mas eu percebi que eu não conseguiria lidar com aquelas duas trolhas; se eu dou bounce no Snoke, Avenger ataca e Tech morre e se eu dou bounce no Avenger, o oponente pode refazer o Avenger e matar o Tech. Por mais que eu pudesse atrasar esse jogo, minhas chances de ganhar eram bem baixas, então eu concedi rápido para ter a chance de ganhar os jogos 2 e 3.
No jogo 2 eu acabei ganhando bem rápido, com uma mistura de pressão na mesa e descartes.
O jogo 3 estava promissor, mas Superlaser Blast limpou minha board. Eu coloquei uma Falcon na mesa (a base dele estava a 20) e acabou o tempo da rodada. Empatamos.
Han Solo, Audacious Smuggler - Yellow - 2-0
Quem diria que Cunning é uma carta boa, hein? No jogo 1 eu tive as 3 cópias da carta e ganhei por impedir meu oponente de atacar.
Fora o Cunning, a forma de jogar a Mirror é ter uma resposta para o turno do Deploy do Han. Uma das jogadas mais poderosas que o deck consegue fazer no turno 4 (normalmente de 5 recursos) é ativar a habilidade do líder, dar deploy no líder e atacar com o líder, indo para 7 recursos ainda no turno 4. Isso permite jogar Han Solo, Reluctant Hero ou Enfys Nest, Champion of Justice muito cedo e esse é o motivo que a Mirror é sobre fazer essa jogada poderosa ou impedir seu oponente de fazer isso.
No jogo 2, eu tinha a iniciativa no turno 4 (muito importante ter a iniciativa no turno 4), usei a habilidade do Han, ele fez o mesmo. Eu flipei meu Han, ele fez o mesmo. Ai eu pistolei (Hotshot DL-44 Blaster do Smuggle, atacando o Han dele) meu Han no Han dele. Isso ele não conseguiu copiar, aí ele só perdeu a partir desse ponto.


Gar Saxon, Viceroy of Mandalore - Yellow - 1-2
Essa não era uma Match que eu queria enfrentar, ainda mais com meu oponente sabendo sequenciar muito bem as jogadas dele. Os Cunnings carregam muito peso nessa Match, mas eles estavam tímidos e não apareceram.
O problema aqui é que as cartas do Gar Saxon são todas muito parecidas, então o descarte não é bom. O Bodhi Rook talvez pegue uma carta, mas ele morre fácil e nem serve para tirar uma unidade do oponente.
A partida acaba sendo uma corrida, mas como todas as criaturas dele tem Shield, existe a diferença que ele consegue jogar as criaturas dele em cima das minhas, mas eu não consigo fazer o mesmo.
Eu tentei correr, mas gordo não corre bem. Ainda consegui ganhar uma corrida, mas ele ganhou duas.
Qi’ra, I Alone Survived - Data Vault - 2-1
O jogo 1 foi bastante demorado, com muita trocação de recursos. Acabei decidindo conceder porque meu oponente tinha uma board um pouco melhor, muitas cartas na mão e o relógio estava correndo. Novamente, é importante saber a hora que o jogo está perdido para tentar ganhar os outros dois jogos.
No jogo 2 eu consegui sequenciar bem, impedindo o ramp do meu oponente e colocando pressão cedo.
No jogo 3 ele teve um turno que não fez nada e eu consegui sequenciar bem também, e eu acabei tendo respostas e cartas que encaixavam muito bem contra tudo que ele fazia.
Han Solo, Audacious Smuggler - Green - 2-1
Acabei perdendo o jogo 1 e ganhando os dois jogos pós side.
No jogo 2, turno 3, teve uma jogada muito interessante que eu fiz. Eu tinha um Ezra na mesa que atacou base, resolveu habilidade e não joguei nada da habilidade. Meu oponente usou a habilidade do Han indo para 5 recursos. Eu tinha a opção de jogar Ahsoka e tinha também um Hotshot no recurso. Imaginei que ele rampou para poder jogar o Blue Leader no meu Ezra. Eu coloquei o Hotshot no Ezra para poder trocar com o Blue Leader e foi isso que aconteceu. Nós fomos para o turno 4 (do flip do Han) e eu tinha a iniciativa e duas cartas a mais e as mesas estavam vazias. Consegui flipar o Han e encaixar um Han Solo Reluctant Hero com Ambush.
Quinlan Vos, Sticking the Landing - Tarkintown - 0-2
Eu sabia que precisava ganhar essa partida e a próxima para entrar no top 8, perder qualquer uma delas significava estar fora. E essa era a partida que eu não queria enfrentar.
Abri com Spark of Rebellion e vi dois Force Throws e um Plo Koon, fiquei bem triste. Tirei o Plo Koon. Fiz Bodhi Rook e tirei um dos Force Throws. E ele acaba usando um dos Force Throws sem uma Force Unit.
Mas no turno do Flip do Han, é claro que ele tinha Plo Koon para matar meu Han. Eu resolvo o Plo Koon dele e nós vamos para o próximo turno aonde ele faz o terceiro Plo Koon e o terceiro Force Throw.
No jogo 2 ele acaba ganhando de mim com a Red Five tirando todas minhas unidades.
Cad Bane, He Who Needs No Introduction - Tarkintown - 2-0
Meus descartes foram bons, meu oponente estava cansado mas eu ainda estava ligadão depois de ter tomado 3 Monsters. Levei a partida.


Bossk, Hunting His Prey - Blue - 2-0
Nessa rodada o oponente sentou na mesa meio derrotado, achando que a Match dele contra Han 1 Yellow era muito ruim. Foi uma profecia auto concretizante. Ele colocou na cabeça dele que estava perdido, aí acabou jogando mal e perdendo.
Emperor Palpatine, Galactic Ruler - Colossus - 2-0
Meu oponente começou com uma carta a menos, tomou Spark of Rebellion seguido de Bodhi Rook, seguido de Ahsoka Tano. Ficou muito chateado e perdeu.
No jogo 2 eu não fui tão cruel, mas fiz uma boa sequência, dei bounce na unidade que ele pegou com o Palpatine e consegui gerar mais valor do que ele.




Comunidade
Conectando jogadores de Star Wars Unlimited no Brasil.
Informações
Conteúdo
contato@swubrasil.com.br
SWUBrasil é um site não oficial feito pelos fãs. As informações textuais e gráficas apresentadas nesse site sobre Star Wars: Unlimited, incluindo imagens e simbolos são copyright da Fantasy Flight e Lucasfilm. SWUBrasil não é produzido nem apoiado por FFG ou LFL.
Site em Construção
Adoramos Feedback Escreva para nós :)