Meta SWU Premier Maio 2025

Breve descrição de 3 decks que estão desempenhando bem nos Planetary Qualifiers

5/18/20256 min read

Fala galera, aqui é o Samir, um player de Brasília. Hoje eu estarei comentando sobre como está o meta dos PQ (usei apenas PQ com números relevantes de players) e está aqui os resultados das minhas pesquisas.

Sabine ECL 13.9% dos top 8

Sabine é o deck com maior participação nos top8 de PQ, um deck focado em ser full agressivo, tendo unidades relevantes desde os turnos iniciais e turnos mais avançados.

A ideia do deck é ser o mais agressivo possível enquanto eventualmente diminui a vida útil das bases com a habilidade do líder, e tendo a ECL para fazer uma unidade em momentos cruciais. Pode ser bem desafiador jogar contra se não estiver preparado.

O deck com a 4° coleção ganhou várias cartas bem interessantes.

Chewbacca, uma das melhores novas cartas para a sabine pois agora contra controle/tempo ela não tem mais o perigo de tomar defeat ou bounce logo cedo no jogo, atrapalhando na explosão inicial que ela busca, além de ser um corpo muito interessante para jogar mais a frente no jogo.

Sabine’s Masterpiece, uma nave muito interessante para as races contra outros decks agressivos pela sua abrangência de utilidades, com o deploy da sabine vindo no turno seguinte da nave fica interessante conseguir triggar as duas habilidades dela.

Phoenix Squadron, uma nova opção de nave custo 2 bem interessante focada mais em agressividade, ela ter apenas dois de vida pode ser bem prejudicial em algumas matchs, mas ainda sim é uma nave poderosa

Luke Skywalker, um piloto interessante, não tão forte quanto o chew mas é muito bem aproveitado pela habilidade dele de ir para campo ao invés do descarte quando a nave toma defeat ou bounce.

Blue Leader, uma nave 3/3 com ambush que resolve muitos problemas no deck, principalmente pelo fato de que pagando 2 a mais ela vai para o ground ganhando 2 de exp, e já que é um efeito when played você consegue ordenar para ambushar alguma unidade do ground, uma nave bem interessante para matar naves de t1 em uma race ou futuramente entrando como um 5/5 no ground.

Essas são as cartas novas mais relevantes para a sabine por enquanto, mas também não podemos esquecer das coleções passadas.

Fighters For Freedom pode voltar a aparecer nas listas por ser uma unidade interessante contra Qira, que atualmente é o melhor controle do cenário, conseguindo matar o The Client usando fleet ou furando sentinelas.

Sundari Peacekeeper está começando a ver mais jogo também pelo fato do meta estar mais agressivo, e o restore 2 dele é bem interessante, além do fato de ser um mandaloriano podendo receber buff do Dark Saber.

Cartas como Poe,Wrecker, K2S0 continuam essenciais para manter a pressão no board constantemente mantendo um ritmo de agressividade constante

Qira DV 12% dos top 8

Atualmente o melhor controle do jogo, deck que consegue se portar tanto como controle quanto como mid range.

A ideia do deck é ter como controlar o jogo caso caia contra algum aggro forte, mas também com ameaças de aggrar com a comandante ou unidades com grit.

O deck está bem estabelecido no meta após o ban do DJ e do Jango, que eram cartas problemáticas para ela lidar.

O deck acabou não ganhando muitas cartas igual a sabine, mas ganhou duas bem poderosas para lidar com as novidades do meta

No Glory, Only Results: uma ótima substituta para o vanquish, você roubar a unidade e matar ela ajuda bastante em muitos momentos, tanto para lidar com algo problemático como poe, avenger, luke, é uma carta interessante para “roubar” When Defeat triggers das unidades do oponente, como k2s0, yoda e obi wan.

Além do fato dela lidar com problemas antes ruins para os controles, como Tie phantom e o novo chewbacca

Annihilator: uma nova nave late game ótima para mirrors ou decks mais lentos, você lidar com uma unidade da sua escolha ao entrar e ao morrer é muito interessante, além do fato de ganhar informação da mão e deck oponente removendo cartas com o mesmo nome, otima para lidar com cartas com nomes igual, como a devastator por exemplo, além de bater 12 de dano sendo um ótimo finisher.

Perimeter AT-RT: um novo sentinela que vem sendo bastante usado nas listas, 4 recursos 3/5 é um corpo interessante que alguns vem usando para substituir o chieldsen, que é ruim contra decks que descartam cartas da mao.

Isso é oque temos de novo, mas sinergias antigas ainda são bem fortes no deck, como fazer resupply com deploy t3, sendo no mesmo turno da sabine por exemplo, e podendo fazer um barrage limpando provavelmente o board inteiro do oponente enquanto mantem pressão de aggrar usando a qira. Outra play interessante “substituindo” o barrage é usando a devastating gunship após o deploy. matando uma unidade que anteriormente tinha 4 de vida.

O deck é uma combinação de remoções para segurar o jogo (Power of dark side, takedown, No glory) com cartas fortes no late game( Vader, Maul, Superlaser Blast, Avenger…) além de ter ramps e cura para conseguir chegar no late game mais safe.

O mais interessante do deck é o potencial de te aggrar enquanto controla o board, com a qira limpando uma unidade ao dar deploy ela consegue se tornar um líder 6/2 ou 7/1, sendo um grande problema para se lidar.

Vader Yellow 8.3% dos top8

Uma das surpresas da nova coleção em que ninguém dava muita bola mas se mantém como um deck off meta de grande valor.

O líder com a habilidade de continuamente gerar naves 1/1 enquanto tiver atacado com um veículo não token é bem interessante para gerar board e ir acumulando dano, juntamente com cartas novas da coleção para dar esse apoio.

As cartas principais que se vê nos decks atualmente são

Victor leader: uma nave custo 3 2/4 que dá + 1/1 para todas suas outras naves é uma das grandes forças do deck, fazendo os tokens gerados pelo vader 2/2, se o oponente nao lidar rapidamente o deck continuamente acumula pressão na vida.

Clone Combat Squadron: uam nave fraca sozinha, mas que no deck faz grande estrago, 4 recursos 3/3, mas ganha + 1/1 para cada outra friendly space unit, é uma nave que facilmente entra 6/6 no turno 3 ou até maior, ela é bem interessante pois no turno seguinte consegue fazer um barrage lidando com as ameaças do oponente enquanto aggra bastante a base do oponente

Dead Space Skirmisher: uma custo 3 3/3 que ao entrar e voce controlar outra unidade space você tapa uma unidade do oponente, nesse deck ela sempre consegue tapar algo dele te ganhando mais tempo para aggrar, ou tapando alguma unidade mais poderosa e você ter vantagem na race também é interessante.

O fato do deck conseguir criar um volume grande de unidades também trouxe uma presença maior de cartas antigas que não viam muito jogo.

Como a Sanctioner's Shuttle: uma 3 recursos 2/3 que ao ter coordinate captura um custo 3 ou menor do oponente, no deck do vader se você não remover a unidade t1 dele ele sempre conseguira ter coordinate (isso se ele nao fizer duas naves custo 1)

Geonosis Patrol Fighter: 5 recursos 3/2 que ao entrar dá bounce em uma unidade custo 3 ou menor, parece fraca a princípio mas o principal dela é ter exploit 2, podendo ser uma unidade custo 1 sacrificando dois tokens, e ganhando 1 de poder a mais nisso.

Tie Phantom: o terror para os decks controle está de volta, no deck do vader ela tem um papel muito importante que é você conseguir dar deploy nela fazendo ser um 7/7 raid 2, além do fato de ser seu líder, então não tem perigo de tomar remoções como traitorous ou No Glory, Only Results. Muitas vezes ao entrar contra um deck controle sem amarelo a partida começa a ficar complicada pois é muito dano de uma vez, uma das poucas formas de lidar com ela é usando Arquitens, uma 7/8 ambush, e no good to me dead (atrasando por dois turnos) então se você se planejar contra isso consegue fazer um deploy mais tranquilo.

Atualmente é um dos decks mais budget que você verá pegando tops altos, além de ser um deck novo pega muitos jogadores de surpresa com cartas antes não muito vistas, é uma das grandes surpresas desse novo set.